6 estatísticas importantes para o mercado óptico brasileiro

Em um cenário onde a concorrência só cresce e os recursos precisam ser utilizados da forma mais racional possível, não há como fugir do uso de dados.

Dessa forma, as estatísticas ganharam ainda mais valor, a fim de identificar quais são as tendências de mercado e quais estratégias podem gerar os melhores resultados. 

Entre as estatísticas mais importantes de momento estão os modelos mais buscados, plataforma de vendas e região do país com maior volume de venda. Portanto confira a seguir as 6 estatísticas mais importantes no mercado óptico brasileiro.

Produtos ópticos mais vendidos

Saber qual é o produto que mais tem vendas no seu ramo de negócios é algo básico, até mesmo por questões de estoque e logística. Dessa forma, esse é o primeiro dado que devemos trazer em nossa lista.

Sendo assim, o produto mais buscado pelos consumidores são as armações, seja para óculos de grau, seja para os modelos solares. Em segundo lugar vem as lentes oftalmológicas, seguidas dos óculos solares.

Região do país com mais consumidores

Em tempos de lojas online, é possível direcionar as vendas da empresa para determinada região do país. 

Por isso é tão importante para o mercado óptico brasileiro saber quais as regiões com maior número de vendas.

Conforme apontam pesquisas realizadas recentemente, o Sudeste é a região com maior número de vendas, com 47,7%. 

Depois vem o Nordeste do país, com cerca de 24,8%. O ranking ainda é composto pelo Sul (15,7%), o Centro-Oeste (7,7%) e por fim, a região Norte (4,1%).

Perfil médio dos consumidores

Outra informação relevante para o mercado óptico brasileiro é como o público se relaciona com as ópticas, o que faz eles escolherem por determinada empresa.

 Esse dado é importante não só pelas vendas, mas também para construir o marketing da empresa.

Portanto, no caso das lojas físicas, o ambiente e a vitrine são fatores relevantes na escolha. 

Além disso, a variedade de produtos, o atendimento cordial e personalizado e até mesmo a forma de entrega das compras tem valor decisivo na escolha da loja.

Mercado óptico brasileiro: melhores plataformas de vendas

Apesar de no mercado óptico brasileiro a preferência ser ainda pelas lojas físicas, é inegável que o mercado online vem crescendo a cada ano.

 Desse modo, é preciso saber quais são as melhores plataformas de vendas para a sua loja.

Nesse caso, a opção mais segura e que oferece mais controle das estratégias é o e-commerce, que seria a criação de um site próprio para as vendas. 

Além disso, o marketplace e até mesmo as redes sociais oferecem boas soluções para o varejo online.

Exigência da qualidade

Para as lojas que priorizam vender produtos de qualidade ao invés do preço, o público dá sinais de que está concordando com esta prática. Ao menos são estes os indicativos trazidos pelas pesquisas mais recentes.

De acordo com os dados, o maior acesso a informação, através da internet, os consumidores estão escolhendo aqueles modelos que oferecem maior nitidez e durabilidade, favorecendo uma visão de qualidade por mais tempo.

Classe social com maior consumo

Para além do perfil de consumo do público, é interessante saber o seu poder aquisitivo. 

Desse modo, outro dado referente ao mercado óptico brasileiro é sobre as classes sociais que mais fazem compras em ópticas.

Sendo assim, estima-se que as classes B e C são aquelas que mais costumam adquirir óculos, lentes e demais acessórios ópticos, apesar de estas serem classes com menor poder aquisitivo.

Nós do Grupo Embrapol divulgamos informações sobre o mercado óptico brasileiro colaborando assim a ajudar você dono de óptica.

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Cada opção de lentes possui abordagens específicas que determinarão menor ou maior amplitude de visão, resultando na qualidade final para atender as necessidades do consumidor.

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2 Comentários

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  1. Excelente iniciativa!
    Parabéns!
    46 anos contribuindo com excelência para o mercado ótico!

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