Como dobrar o faturamento da sua óptica?

Embora exista um grande número de compradores online, três recursos principais podem melhorar o faturamento da sua óptica: armações e lentes diferenciadas, vitrine e ambiente.

Em outras palavras: Compre melhor, ofereça diferente, receba como ninguém.

A ameaça da concorrência de grandes redes varejistas é crescente e, para competir com eles, que possuem maior poder aquisitivo, é preciso encontrar maneiras de fazer a óptica se destacar.

Acompanhe o texto a seguir e entenda melhor sobre como fazer sua óptica vender mais!

Armações diferenciadas

Comprar melhor é o ponto aqui. Nesse caso, procure armações que representam uma lucratividade mais alta e, se for o caso, cogite negociar com fornecedores. Quando falamos em maior lucratividade nesses produtos, também levamos em consideração o branding, que é o peso da marca.

E tudo bem se você prefere produtos mais baratos ou de marcas não muito reconhecidas. Mas não se esqueça de explorar melhor o que você já tem. 

Afinal de contas, todo produto tem uma história para contar. Portanto saiba contá-las aos seus clientes e agregue valor. 

Como esse recurso ajuda a impulsionar as vendas? 

As armações dentro de sua óptica, refletem a sua prática. Por exemplo, você sabia que doar para uma causa social pode ser importante para tornar a sua óptica mais conhecida?

É o valor principal do seu estabelecimento, óculos com consciência social serão a sua marca. A SUA história.

Já se a sua óptica está comprometida com a inovação tecnológica, os óculos impressos em 3D podem fazer parte do seu estoque. Já pensou nisso? 

Estes são apenas exemplos de como você pode usar o que tem e o que já faz para aumentar a sua lucratividade e o alcance da sua marca. Fatores que farão diferença no seu caixa e no faturamento da sua óptica.

Lentes especiais diferenciadas influenciando o faturamento da sua óptica

A diferenciação de lentes especiais começa com a prescrição na cadeira. 

Converse com os seus parceiros. Se a sua óptica tem um oftalmologista, ele precisa ser específico com o paciente, por exemplo: 

“Estou prescrevendo uma lente anti-fadiga para seus problemas com dores de cabeça e fadiga ocular ao final do dia.

 Isso é diferente das lentes de óculos normais. ” E mais: “Nossas lentes são a tecnologia mais atual e mais recente do mercado”.

Além disso, todo paciente deve ser ensinado sobre a tecnologia de lentes digitais. Caso contrário, não conseguirão comparar suas lentes com as opções online mais baratas. 

O trabalho deve ser personalizado, sendo importante explicar aos clientes que a seleção de suas armações é desenvolvida conforme o computador gera a prescrição de lentes.

Como esse recurso ajuda a impulsionar as vendas? 

Os clientes devem entender por que devem comprar de você – já que você está considerando suas necessidades e demandas e está produzindo um produto personalizado. Os varejistas online não têm essa capacidade. 

Vitrine na Óptica

A exibição dos óculos de uma forma atraente é fundamental para direcionar o interesse do consumidor e levá-lo a comprar o produto.

Uma vitrine bem montada transmite uma mensagem sobre o produto, mas não tira o foco do produto em si. Ao comercializar os óculos, se pergunte: “Meus óculos estão em exibição ou minha vitrine está completa? ” 

Como esse recurso ajuda a impulsionar as vendas? 

A vitrine é usada para sinalizar ao cliente o valor do produto. O produto que é exibido em armários trancados, ou peças únicas de mobília, tem valor mais alto. 

Armações exibidas em linhas indicam igualdade de valor. Itens de luxo devem ser separados como uma coleção e exibidos de forma esteticamente agradável.

O ambiente é importante.

A aparência da sua óptica é importante para suas vendas. Se seu objetivo é vender armações, sua óptica deve se diferenciar também pela temperatura, cheiro e cores.

Promover um ambiente acolhedor e convidativo com um perfume agradável, proporciona uma boa experiência aos clientes. 

Invista em paredes cinza ou azul para fornecer neutralidade e aconchego. Além de arranjos florais ou um toque de cor na seleção de móveis.

Como esse recurso ajuda a impulsionar as vendas? 

O ambiente pode ser o recurso mais importante para melhorar o faturamento da sua óptica. O ambiente é a primeira impressão do cliente da sua ótica. 

Uma boa atmosfera é vital para adquirir a fidelidade do cliente e satisfação com o sua óptica, já que se sentirá parte da prática e confiará nas recomendações da sua equipe nas opções de produtos e em suas compras.

Com essas dicas, certamente terá bons resultados e boas vendas na sua óptica.

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Cada opção de lentes possui abordagens específicas que determinarão menor ou maior amplitude de visão, resultando na qualidade final para atender as necessidades do consumidor.

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