Conheça 6 cuidados com os olhos no verão

Conheça 6 cuidados com os olhos no verão

O calor e sol forte são algumas das principais características que definem o verão. Neste momento, muitos optam por já passar o protetor solar na pele e aproveitar uma das principais épocas do ano. Contudo, você sabia que os seus olhos também merecem alguns cuidados especiais nesta estação do ano? 

A forte luminosidade e os raios UVA e UVB podem causar uma série de problemas na visão da pessoa, seja em um curto ou longo período de exposição. Não apenas isso, a exposição dos olhos a elementos como as impurezas da água de rios e mares, ou os produtos químicos das piscinas são outros fatores que devem ser analisados. 

Por isso, acompanhe neste artigo alguns cuidados importantes para que não apenas a sua pele esteja com a saúde em dia durante uma das principais estações do ano, como também os seus olhos.

1 Use os óculos escuros, mesmo em tempo nublado

O verão é quando ocorre a maior intensidade dos raios ultravioletas, mesmo que o sol esteja encoberto pelas nuvens. Por isso, é importante utilizar os óculos escuros durante o dia, mesmo que o tempo esteja nublado ou que você esteja na sombra. O aumento da poluição e temperatura aumentam a irritação nos olhos, o que pode ser evitado com o uso dos óculos de sol.  Caso você não tenha um modelo desses em mãos, adquira em uma óptica. 

É importante lembrar que não é recomendado comprar óculos escuros no comércio popular, como em barracas na praia, por exemplo, pois a lente destes modelos não tem filtro de proteção contra os raios solares. A lente escura e sem proteção faz com que a pupila fique dilatada para a entrada de mais luz e, consequentemente, mais radiação, o que pode causar até uma queimadura na retina. 

2 Evite a longa exposição ao sol

Com certeza quando você era criança alguém já te falou para não ficar muito tempo no sol, seja os seus pais, avós, tios, entre outros. Pois bem, eles estavam mais certos do que imaginavam. A longa exposição ao sol pode ocasionar problemas como o pterígio, que consiste no crescimento de um tecido na parte branca dos olhos que avança em direção à córnea, que deixa os olhos vermelhos, com coceira e irritação. 

Outro risco do excesso de sol nos olhos é uma perda progressiva da visão com uma catarata precoce e à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma lesão na mácula, que é a região central da retina. Este último, inclusive, é uma doença que pode levar à cegueira e é irreversível. 

3 Utilize chapéus e bonés e lubrifique os olhos

Os chapéus e bonés são outros aliados na proteção dos olhos, pois fazem uma sobra na face e evitam que os raios ultravioletas atinjam diretamente esta região. Sombras como guarda-sóis, barracas, entre outros também são muito importantes caso você fique em um espaço. 

Outro ponto importante é lubrificar os olhos com um colírio, pois eles tendem a ficar mais ressecados com o calor, sal do mar e cloro da piscina. Isso ajuda a evitar também irritações e infecções causadas pelo ressecamento. 

4 Tenha cuidado ao usar o creme hidratante e protetor solar

Seja cuidadoso ao utilizar os cremes hidratantes e protetores solares, pois eles podem causar alergias e irritações nos olhos ao entrarem em contato. Após passá-los no corpo, lave as mãos e não coce os olhos. Evite também passar o protetor na parte superior da pálpebra, pois o suor pode fazer com que o produto escorra para os olhos. 

Se possível, utilize protetores que sejam para uso facial e que não saiam facilmente na água, para evitar que ele entre nos olhos caso entre no mar ou piscina. 

5 Não mergulhe sem óculos de proteção

Pode ser no mar ou até na piscina, evite ao máximo abrir os olhos sem um óculos de mergulho ou natação, pois os radicais livres e produtos químicos presentes podem oferecer problemas sérios para os olhos. 

6 Evite compartilhar objetos que possam ter contato com os olhos

A conjuntivite é uma das doenças mais comuns no verão e, por ser contagiosa, é importante tomar alguns cuidados. Isso porque ao compartilhar óculos de sol, camisetas, toalhas, roupas de cama, entre outros, o risco é maior. Por isso, evite ao máximo dividir estes itens pessoais, principalmente os que têm contato com os olhos. 

Sabia sobre a importância de proteger os seus olhos no verão? Depois de acompanhar este artigo, com certeza, você vai repensar e reforçar os cuidados não apenas com a sua pele para ter a cor do verão, como também com os olhos. Com estes passos seguidos, aproveite bastante a estação. 

Tags: | | | |

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Cada opção de lentes possui abordagens específicas que determinarão menor ou maior amplitude de visão, resultando na qualidade final para atender as necessidades do consumidor.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.