Consequência da Pandemia: Miopia em crianças aumenta 23%. Será que já é hora de levar o filho ao oftalmo?

Além de causar mais de 2,5 milhões de mortes em todo o mundo, a pandemia Covid-19 também causou um aumento nos problemas como miopia em crianças- mesmo que indiretamente.

Esta é uma doença ocular comum que normalmente se desenvolve nas primeiras duas décadas de vida. 

Sua incidência vem aumentando em todo o mundo. Somente entre os americanos, o número de casos cresceu de 25% na década de 1970, para 42% da população na década de 2000. No mundo inteiro, a prevalência era de 23% em 2000 e estima-se que será de 50% em 2050.

Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais sobre os fatores que contribuem para o crescimento da miopia em crianças!

Fatores que contribuem para o desenvolvimento da miopia em crianças

Sabe-se há muito tempo que existe um fator genético no surgimento da miopia infantil. No entanto, novas evidências atestam que os fatores ambientais desempenham um papel mais ativo na epidemia de miopia. 

Entre eles está a diminuição do tempo ao ar livre e o aumento das atividades como leitura, tarefas escolares e tempo de tela.

De qualquer maneira, crianças que possuem entre 5 e 8 anos e pais míopes devem ser monitoradas frequentemente, pois são mais propensas à miopia progressiva. 

Grande parte dos pais míopes estão acostumados com os riscos de miopia progressiva porque eles ou algum outro integrante da família teve um descolamento de retina, ou outro problema de alta miopia. 

Há pais e filhos que ficam temerosos quando são alertados de que a prescrição mudou novamente.

O que mudou?

Além do fator hereditariedade, uma das razões que podem causar esta “epidemia” é o uso excessivo de tecnologias.

 Um estudo médico realizado com 360 crianças, com idades de 6 a 9 anos, informa que os indícios de miopia estão relacionados ao enorme esforço visual feito ao ficar por horas em frente aos aparelhos eletrônicos. 

É a miopia acomodativa, uma adversidade temporária de enxergar à distância, que pode se tornar contínuo se os hábitos não forem alterados, avisam os oftalmologistas. 

Outros estudos mostram que o míope tem capacidade de enxergar de perto e diante de um aparelho eletrônico, mas a visão para longa distância não é estimulada.

Com a pandemia de Covid-19, a mudança para a aula online interferiu na duração da rotina de estudos e das brincadeiras infantis ao ar livre. Os pequenos passam um tempo muito maior nos computadores, principalmente se estiverem em aulas virtuais. Eles podem não estar fazendo as pausas necessárias para descansar a visão.

É essencial que os pais incentivem seus filhos a fazer intervalos frequentes para descansar os olhos, além de fazer passeios de bicicleta e caminhadas sempre que for possível. 

Estimular a criança a trocar o seu celular por brincadeira com jogos de tabuleiro, ajudar a preparar a refeição ou passear com o cachorro, também pode ser muito benéfico.

Dicas para prevenir a miopia em crianças

Veja abaixo algumas dicas essenciais para prevenir os problemas de visão:

1. ar livre: fazer exercícios ao ar livre ajuda a evitar a miopia. Isso porque a luz natural faz a pupila contrair e auxilia em aprofundar o foco.

2. pausa: a cada uma hora usando o celular, computador ou tablet, deixe o olho repousar por pelo menos 20 minutos. Utilize este período para olhar para pontos distantes.

3. alimentação: muito açúcar na alimentação aumenta a produção de insulina e contribui para o aumento do eixo óptico, que caracteriza a miopia.

4. cuidado com os sinais: se a criança fecha os olhos para poder enxergar algo longe, ficam perto demais do celular ou da TV, leve-os para uma consulta com o oftalmologista, já que estes são sintomas de miopia.

Os oftalmologistas desempenham um papel fundamental no rastreamento de doenças oculares e problemas de visão, já que identificam a miopia em crianças ou, potencialmente, aquelas que possuem o risco de desenvolvê-la, além de que recomendam ópticas de confiança.

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Cada opção de lentes possui abordagens específicas que determinarão menor ou maior amplitude de visão, resultando na qualidade final para atender as necessidades do consumidor.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.