Exame de refração ocular: O que é e qual a sua importância?

Conhecido também como exame de refração ocular, o teste de visão consiste em uma análise dos olhos, com o objetivo de verificar a necessidade, ou não, da utilização de óculos para evitar complicações ocasionadas pelos erros de refração da vista. Este método de teste de visão não é invasivo aos olhos, além de ser rápido.

Geralmente, as pessoas procuram o oftalmologista para a realização deste exame quando estão com uma visão turva, que é causada normalmente por conta dos erros de refração. Diante disso, o teste de visão permite analisar e detectar alguns problemas, entre os quais podemos citar:

  • Miopia;
  • Astigmatismo;
  • Hipermetropia.

Primeiramente, é importante salientar que os nossos olhos refratam a luz do exterior para que possa ser captado e possamos enxergar. Ou seja, os problemas que necessitam que a pessoa seja submetida a um teste de visão acontecem devido a imperfeições ópticas, que impedem o olho de focar a luz adequadamente, e faz a visão ficar turva. Entre alguns dos pontos dos olhos que podem causar os problemas de refração podemos citar:

  • Comprimento do olho;
  • Curvatura da córnea;
  • Curvatura da lente do olho;

Contudo, como funciona o exame de refração? Todas as pessoas podem passar por este teste de visão? Para responder a esta e outras perguntas importantes sobre o assunto, continue lendo este artigo que você vai adquirir informações importantes a cerca do teste de visão.

Como é feito o teste de vista?

O teste de vista é feito por meio de dois equipamentos: Autorrefrator – Detecta, automaticamente, uma prévia próxima do grau real; Refrator – Posicionado na frente do rosto;

Por meio dele, a pessoa estará de frente a um quadro com letras em diferentes tamanhos que estará na ponta da sala e o especialista a indagará quais letras enxerga na parede. Enquanto isso, de forma manual, ele troca as possíveis lentes corretivas e analisa o efeito de cada uma.

No caso de crianças e adultos jovens, com o objetivo de adquirir uma análise mais precisa, o oftalmologista pode dilatar a pupila, por meio de um colírio especial, minutos antes do exame, com o objetivo de adquirir um diagnóstico mais preciso.

Quem e quando se deve fazer o exame de refração?

Primeiramente, é necessário falar que o cuidado com a visão deve ser feito ao longo de toda a vida. Inclusive, o exame de refração deve ser feito nos primeiros meses de vida, ainda na maternidade. Conhecido como teste do olhinho, ele deve ser repetido com 1 ano de idade, aos três e depois anualmente até a criança alcançar os nove anos.

Já na vida adulta, o exame deve ser realizado anualmente a partir dos 20 anos. Já pessoas com mais de 40 anos, devem passar pelo teste de vista a cada seis meses. Também é importante ficar atento a alguns sintomas que torna necessário que você visite o seu oftalmologista para ser submetido ao exame de refração. Entre eles, podemos citar:

  • Enxergar uma mancha branca em volta de luzes;
  • Histórico na família de pessoas com problemas de visão;
  • Necessidade de forçar a vista na leitura ou para enxergar objetos;
  • Visão cansada ou dupla;
  • Dor de cabeça ou nos olhos;
  • Não enxergar nitidamente;

Lembrando que, caso seja detectado algum problema na visão, a recomendação médica é que a pessoa passe a utilizar óculos para não forçar a vista, o que pode aumentar o grau e, consequentemente, dificultar ainda mais a visão.

Diante disso, se você faz parte de um desses públicos, consulte o seu oftalmologista imediatamente e faça exames regularmente. Com este cuidado, você manterá a saúde dos seus olhos em dia e evitará problemas no futuro.

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Cada opção de lentes possui abordagens específicas que determinarão menor ou maior amplitude de visão, resultando na qualidade final para atender as necessidades do consumidor.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.