Lentes Ocupacionais: o que são e para quê servem?

As lentes ocupacionais podem ser consideradas como importantes equipamentos de segurança.

Basta lembrar que no final de um dia inteiro de trabalho no escritório ou de estudos, os olhos podem ficar irritados. Causando a sensação de peso e fadiga ocular, bem como proporcionando, em longo prazo, uma visão ligeiramente turva e irritada. 

É por isso que equipamentos de segurança como as lentes ocupacionais são essenciais em tempos de home office ou não.

Em que consistem as lentes ocupacionais?

Enquanto a seção inferior em lentes progressivas é graduada para visão de perto (até 25cm) e a seção superior para distância (a partir de 2 mts), as lentes ocupacionais apresentam uma parte superior graduada para distâncias intermediárias (entre 25 cm até 2 mts). 

Fator que atende às necessidades visuais específicas para muitas finalidades, como por exemplo as tarefas de escritório ou relacionadas a funções como artesanato e outros.

Como a diferença entre a correção superior e inferior é menor, as margens laterais em que o paciente não consegue ver claramente são menores e a transição entre as graduações é menos abrupta. 

Vantagem extra das lentes ocupacionais: Como resultado da configuração, a adaptação aos óculos costuma ser mais rápida.

Estas áreas laterais desfocadas são uma das principais limitações das lentes progressivas, com as quais o paciente tem de aprender a ver. 

Embora novos designs e materiais permitem reduzi-las e, no caso de lentes personalizadas, colocá-las em áreas menos utilizadas do campo visual.

Já sobre as principais vantagens das lentes ocupacionais, podemos destacar: 

  • Endireitam a visão para perto;
  • Eliminam a necessidade de colocar os óculos na ponta do nariz para enxergar; 
  • Aumentam a visão intermediária;

Alguns tipos de lentes ocupacionais

Existem dois principais tipos de lentes ocupacionais:

  • Regressivas;
  • Acomodativas.

As lentes intermediárias, também chamadas ocupacionais regressivas são um caso à parte. Elas foram desenvolvidas especialmente para pessoas que precisam ter uma excelente visão intermediária para executar suas tarefas do dia a dia. 

Nesse caso, um dos principais motivos da fadiga é o esforço de acomodação permanente do cristalino. Necessário para focar em objetos que estão próximos.

Já as lentes ocupacionais acomodativas são recomendadas para pessoas que realizam trabalhos manuais, como artesanato ou costura.

Sendo assim, as lentes regressivas e acomodativas contribuem para diminuir o esforço acomodativo e melhorar o desempenho em atividades que exijam o uso frequente da visão de perto. 

Mas ambas possuem rápida e fácil adequação, proporcionando qualidade de visão para médias distâncias. Além de uma passagem muito confortável para a visão de perto. 

As regressivas, por exemplo, suprem os óculos de perto, proporcionando um campo confortável e amplo, diminuindo o movimento contínuo de tirar e colocar os óculos.

Adaptação individualizada para maior conforto

As melhorias e possibilidades cada vez maiores oferecidas pelas lentes para corrigir problemas de visão, contribuem muito para a realização de tarefas diárias com precisão e eficácia. 

E os benefícios não são apenas visuais porque a correção óptica adequada também pode prevenir, por exemplo, a má postura.

Afinal de contas, antes das lentes ocupacionais, as pessoas usavam óculos de leitura e precisavam chegar muito perto da tela do computador. Ou no caso das lentes progressivas, tinham que levantar a cabeça para ver através da seção inferior.

Fatores que com o passar do tempo causavam dores e até o aparecimento de lesões posturais.

Lembrando que, exames oftalmológicos são o primeiro passo para constatar a necessidade do uso da lente adequada para sua condição.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se no nosso canal do Telegram ou acesse o nosso site para mais informações.

Tags: | |

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Cada opção de lentes possui abordagens específicas que determinarão menor ou maior amplitude de visão, resultando na qualidade final para atender as necessidades do consumidor.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.