Será que todos os óculos de sol protegem a visão?

Os óculos de sol são muito procurados como um acessório da moda, principalmente em estações como o verão e primavera, onde geralmente o forte calor e a luminosidade do sol são características marcantes, mas poucos lembram da sua função principal, que é a proteção dos olhos dos raios ultravioleta. Entretanto, eles protegem realmente os olhos da ação dos raios ultravioletas? Acompanhe mais este artigo e confira algumas curiosidades e informações importantes sobre este acessório. 

Primeiramente, é importante lembrar que existem diversos óculos de sol no mercado, mas vamos falar dos modelos desenvolvidos por ópticas profissionais que seguem todas as normas e regulamentações. Com isso, deixaremos de lado os modelos falsificados que você encontra na praia ou na rua. 

Os óculos de sol falsificados, inclusive, apenas reduzem a quantidade de luz solar que passa pelas lentes. Com isso, os olhos ficam mais expostos para uma maior quantidade de raios UV, já que as pupilas se dilatam para que se consiga enxergar melhor e aumenta os riscos de problemas de visão.

Como os óculos de sol funcionam?

Ao contrário dos modelos com lentes de grau, os óculos de sol necessitam de filtros especiais nas lentes para o bloqueio dos raios solares. Os filtros utilizados são o UVA, que protege o cristalino e evita alterações na visão central devido a exposição direta da radiação solar, enquanto o filtro UVB também protege a córnea.

Além disso, existe também a lente polarizada para ser usada nos óculos de sol, que garante a proteção de todo o olho e evita a degeneração macular.

Principais benefícios dos óculos de sol:

Os óculos de sol são indispensáveis em situações em que a luz do sol é muito forte, pois protege contra os raios UV e evita possíveis doenças oculares. Confira abaixo alguns dos principais benefícios de utilizar este acessório. 

  • Proteção dos olhos contra agentes externos

A pior coisa do mundo é ter que limpar o olho após entrar um pouco de poeira, areia ou até após um vento mais forte, não é mesmo? Estes elementos podem ser abrasivos para a córnea e, por conta disso, os óculos de sol são uma excelente proteção, pois as lentes funcionam como uma barreira para evitar o transporte de partículas pelo vento aos olhos. 

  • Evita o câncer de pele 

O uso dos óculos de sol faz com que os raios UV não atinjam com mais força a pele ao redor dos olhos, o que evita a aparição desta doença. Além disso, especialistas recomendam o uso do acessório junto com o protetor solar no rosto, a fim de aumentar a proteção, principalmente no período de 10h às 15h, quando o sol está em seu ponto mais alto do céu e com maior radiação UV. 

  • Evitar a aparição de rugas

Embora o sol ofereça vitamina D para a pele, o que ajuda a evitar o envelhecimento precoce, a longa exposição pode causar o contrário e, consequentemente, o aparecimento de rugas, já que você pode forçar o rosto para enxergar, o que ajuda na aparição deste problema de pele nas laterais dos olhos. Por isso, os óculos de sol reduzem o intenso brilho, o que deixa a visão mais confortável e evita que você force a vista, fator que aumenta a chance do aparecimento de rugas. 

  • Não queima os olhos

Além de facilitar a visão em ambientes com forte iluminação ou muito claros, os óculos de sol ajudam a evitar a radiação UVB, que pode causar queimaduras na córnea e provocar uma cegueira temporária. 

Agora que você conhece as principais características e benefícios dos óculos de sol nos tempos de forte calor e luminosidade, que tal conhecer mais sobre o grupo Embrapol e os modelos de lentes? 

Entre em contato conosco e confira. 

Tags: | | | |

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Saiba tudo sobre as Lentes Multifocais Progressivas 3 em 1

Cada opção de lentes possui abordagens específicas que determinarão menor ou maior amplitude de visão, resultando na qualidade final para atender as necessidades do consumidor.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.